[]
Grandes obras da Engenharia Civil no Brasil
Abajour - Aliando decoração com iluminação
Deixe a Luz entrar
Prepare a sua casa para receber a primavera
Invista na iluminação natural
Plante sabores!
Conheça os Jardins das Fadas
Dica Construtora Lumine - Banheiras
Construtora Lumine marcando presença na Revista 100 Fronteiras
Grandes obras da Engenharia Civil no Brasil
Dica Construtora Lumine - Sala e Cozinha conjugadas

Encontramos este artigo e gostariamos de compartilhar com vocês, apresentamos algumas das principais obras de engenharia civil no Brasil. Estas construções mostram porque é que a engenharia civil brasileira é hoje sinónimo de conhecimentos técnicos e de eficiência.

1º) Mirante do Vale é edifício mais alto do Brasil e ostenta esse título desde 1967. O orgulho do engenheiro responsável pelo projeto, Waldomiro Zarzur, era tal que instalou o seu próprio escritório no 51º e último andar do edifício.
Assim, Zarzur pode afirmar durante muito tempo que trabalhava no escritório mais alto do Brasil.
Este edifício fica em São Paulo e tem 170 metros de altura. O seu nome deve-se ao Vale do Anhangabaú onde foi construído.
Construído ao longo de 6 anos, utilizando conceitos completamente vanguardistas para a época. Ao contrário do que era tradicional na década de 70, o edifício Mirante foi construído com uma estrutura essencialmente de betão armado, em vez de utilizar uma estrutura mista (aço e betão).
Nos próximos anos, o Mirante do Vale deverá perder o seu título para a “Tour Geneve” que está a ser construída em João Pessoa e que contará com 51 andares e uma altura de 182 metros. Este edifício tem previsão de conclusão para este ano.
Contudo, o próprio “Tour Geneve” não vai deter o título de edifício mais alto do Brasil durante muito tempo. Para 2018, está marcada a inauguração do edifício residencial de luxo “Infinity Coast Tower” em Balneário Camboriú, que contará com 66 andares e uma altura total de 240 metros.

2º)Ponte Rio-Niterói – A Ponte Mais Longa do Brasil
A Ponte Rio-Niterói é também ela uma das obras mais marcantes da engenharia civil do Brasil. Concluída em 1974, esta ponte liga Niterói e a cidade do Rio de Janeiro.
Apesar das suas três décadas de idade continua a ser uma das maiores pontes do mundo. Mede mais de 13 quilómetros, dos quis certo de 9 quilómetros são sobre água.
Uma das grandes curiosidades sobre esta ponte é o facto de o seu conceito ter sido pela primeira vez apresentado em 1875. Seriam necessárias muitas décadas, até que um presidente brasileiro autorizasse uma obra desta envergadura.
Foi o presidente Costa e Silva, que em 1968 assinou um decreto autorizando a construção da ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói.
A Ponte Rio-Niterói é ainda hoje a maior ponte em cimento do hemisfério sul. Quando foi inaugurado era a segunda maior do mundo. Atualmente, passam por esta ponte cerca de 140 mil veículos, todos os dias.

3º) Usina Hidrelétrica de Itaipu – A Segunda Maior Barragem do Mundo
Localizado no Rio Paraná, o Complexo Hidroelétrico de Itaipu foi durante décadas a maior usina hidrelétrica do mundo. Após a construção da Hidroelétrica de Três Gargantas, na China, a usina foi relegada para o segundo lugar em termos de dimensão.
O Complexo Hidroelétrico de Itaipu tem capacidade para gerar até 14GW. A construção desta enorme obra de engenharia civil obrigou a desviar o curso do rio Paraná, um dos maiores rios do mundo.
Para desviar o curso do rio foram utilizados cerca de 50 milhões de rocha e terra. Para erguer esta majestosa usina hidroelétrica foi utiliza cimento suficiente para construir mais de 200 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.
Estiveram envolvidos na construção do Complexo Hidroelétrico de Itaipu mais de 40 mil trabalhadores.


Fonte: http://engiobra.com/maiores-obras-engenharia-civil-brasil/
09/08/2016